Voltar Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica pode ser realizada nos exames periódicos, na contratação de novos funcionários, nos processos de mudança de função e/ou promoção.

Ela é composta por técnicas e metodologias que incluem questionário de saúde geral, entrevistas individuais e/ou coletivas, dinâmicas de grupo e aplicação de testes psicológicos como Palográfico, Comrey e outros.

Os laudos são individuais e podem ser detalhados ou sintéticos.

Palestras Educativas
Qualidade de Vida;
Distúrbios de Alimentação;
Prevenção do stress no Trabalho;
Prevenção da AIDS;
Responsabilidade Social;
Dependência Química;
Relacionamento Interpessoal;
Outros Temas.

Coaching Executivo
O coaching é uma ferramenta profissional moderna e de alto impacto no desenvolvimento das lideranças, indicada exclusivamente ao nível executivo da empresa. Ele tem como objetivo desenvolver competências relacionadas ao papel de líder e pode ser contratado nas seguintes situações:

  • preparação para a sucessão/transição de carreira;
  • desenvolvimento de novas competências;
  • desenvolvimento de habilidades de feedback;
  • gerenciamento de crises;
  • negociação de conflitos;
  • entre outros.

O coaching é realizado através de entrevistas individuais periódicas com prazo determinado.

Intervenção/Aconselhamento Psicológico

A intervenção psicológica tem como objetivo orientar e acompanhar o empregado que apresentar um quadro de stress agudo ou pós-traumático e que encontra-se emocionalmente fragilizado, por razões relacionadas ao contexto profissional ou não. Dessa forma o mesmo poderá retornar ao trabalho mais fortalecido internamente.

É realizada através de entrevistas individuais periódicas que podem ser: semanais, quinzenais, mensais ou bimestrais, a depender da condição psíquica do empregado.

Quando necessário o empregado é orientado a procurar uma psicoterapia mais prolongada ou quaisquer outras especialidades médicas.

Avaliação Psicossocial do Ambiente de Trabalho (APAT)

Segundo o Comitê Mixto da Organização Internacional do Trabalho – OIT e Organização Mundial da Saúde – OMS sobre Medicina Del Trabajo “os fatores psicossociais no trabalho consistem em interações entre o trabalho, seu meio ambiente e as condições de sua organização por um lado, e por outro, a capacidade do trabalhador, suas necessidades, sua cultura e sua situação pessoal fora do trabalho, através de percepções e experiências, e que podem influir na saúde, na produtividade e na satisfação no trabalho”.

Partindo desse conceito criamos um produto diferenciado que tem como objetivos:

  • Identificar a percepção do empregado sobre o seu ambiente de trabalho e sua correlação com a saúde e o contexto sócio-familiar.
  • Propor e subsidiar ações preventivas e corretivas para melhoria das condições e organização do trabalho, favorecendo a qualidade de vida do empregado e da empresa.

Esse trabalho é realizado através de uma pesquisa que pode ser concomitante ao PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Ao final do mapeamento é gerado um Relatório que será apresentado para a Empresa.

© 1996 - 2017 - AMO Assessoria em Medicina Ocupacional