Voltar PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

As ações do PPRA deven ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.

O PPRA é a parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NRs, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, previsto na NR-7.

O PPRA, trata de aspectos relacionados à agentes físicos: ruído , vibração, calor, umidade, frio, e também para agentes químicos: substâncias em geral composta (gasolina, eter, benzeno, solventes que contém xileno, tolueno, níquel, cromo, chumbo, outros) e por fim trata também dos agentes biológicos: bactérias, fungos e protozoários. O PPRA tem por caráter principal determinar a trajetória, meio de propagação, seus mecanismos de neutralização através de EPIs recomendados no programa, níveis das avaliações quantitativas e da indicações das qualitativas.

© 1996 - 2017 - AMO Assessoria em Medicina Ocupacional